sábado, 4 de maio de 2013


GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE

SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR GOMES NETO

SANTANA DO SÃO FRANCISCO – SERGIPE

Ano letivo: 2013

Plano Anual de Curso – História– 2° ANO Ensino Médio

Professor: Rodrigo André de Carvalho

1° Período – O COLAPSO DO ABSOLUTISMO E DO SISTEMA MERCANTILISTA.
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIAS
AVALIAÇÃO
•Desenvolvimento de competências ligadas à leitura, análise, contextualização e interpretação das diversas fontes e testemunhos das épocas passadas e também do presente.
 
•Produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir das categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico.
.
Capítulo I – O Século das Luzes.
 
Capítulo II – A França Revolucionária.
 
Capítulo III – Revoluções nas Américas.
 
Capítulo IV – O Império luso-brasileiro no século XVIII.
 
Capítulo V – O Brasil transforma-se em um Império.
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
 
.
2° Período – NO TEMPO DA INDÚSTRIA
•Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos.
 
•Situar os momentos históricos nos diversos ritmos da duração e nas relações de sucessão e/ou de simultaneidade.
 
•Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas.
Capítulo VI – O capitalismo em marcha: a Revolução Industrial.
 
Capítulo VII – Industrializar progredir, transformar.
 
Capítulo VIII – A construção do Império: a tentação absolutista.
 
Capítulo IX –
A Europa na era dos nacionalismos.
 
Capítulo X – Os trabalhadores vão à luta.
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
3° Período – AMÉRICAS INDEPENDENTES.
•Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a “visão de mundo” e o “horizonte de expectativas”, nas relações interpessoais com vários grupos sociais.
 
•Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, geradas por mudanças na ordem econômica.
 
Capítulo XI – Regências e revoltas no Brasil.
 
Capítulo XII – As Repúblicas das Américas.
 
Capítulo XIII – O Brasil na crise da escravidão.
 
Capítulo XIV – O Brasil do Império à República.
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
4° Período – A EXPANSÃO DO MUNDO BURGUÊS
•Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes.
•Articular conhecimentos filosóficos, sociológicos, históricos e diferentes conteúdos e modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras produções culturais.
•Contextualizar conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica
Capítulo XV – O imperialismo ataca o mundo.
 
Capítulo XVI – Modernização e novas tecnologias.
 
Capítulo XVII – Entre o romantismo e a Belle Époque.
 
 
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.

 

Bibliografia: VAINFAS, Ronaldo; FARIA, Sheila de Castro; FERREIRA, Jorge; SANTOS, Georgina dos. História – Volume 2 (Ensino Médio). Editora Saraiva, Livreiros Editores, São Paulo, 2010.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário