GOVERNO
DO ESTADO DE SERGIPE
SECRETARIA
DO ESTADO DA EDUCAÇÃO
COLÉGIO
ESTADUAL PROFESSOR GOMES NETO
SANTANA
DO SÃO FRANCISCO – SERGIPE
Ano
letivo: 2013
Plano
Anual de Curso – História– 2° ANO Ensino Médio
Professor:
Rodrigo André de Carvalho
1° Período – O
COLAPSO DO ABSOLUTISMO E DO SISTEMA MERCANTILISTA.
|
|||||
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIAS
|
AVALIAÇÃO
|
||
•Desenvolvimento
de competências ligadas à leitura, análise, contextualização e interpretação
das diversas fontes e testemunhos das épocas passadas e também do presente.
•Produzir
textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir
das categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico.
.
|
Capítulo
I – O Século das Luzes.
Capítulo
II – A França Revolucionária.
Capítulo
III – Revoluções nas Américas.
Capítulo
IV – O Império luso-brasileiro no século XVIII.
Capítulo
V – O Brasil transforma-se em um Império.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
.
|
||
2° Período – NO
TEMPO DA INDÚSTRIA
|
|||||
•Construir
a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do
reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente
como sujeito e como produto dos mesmos.
•Situar
os momentos históricos nos diversos ritmos da duração e nas relações de
sucessão e/ou de simultaneidade.
•Produzir
novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das
observações e reflexões realizadas.
|
Capítulo
VI – O capitalismo em marcha: a Revolução Industrial.
Capítulo
VII – Industrializar progredir, transformar.
Capítulo
VIII – A construção do Império: a tentação absolutista.
Capítulo
IX –
A
Europa na era dos nacionalismos.
Capítulo
X – Os trabalhadores vão à luta.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
3° Período – AMÉRICAS
INDEPENDENTES.
|
|||||
•Construir
instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a
“visão de mundo” e o “horizonte de expectativas”, nas relações interpessoais
com vários grupos sociais.
•Compreender
as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação
exigida, geradas por mudanças na ordem econômica.
|
Capítulo
XI – Regências e revoltas no Brasil.
Capítulo
XII – As Repúblicas das Américas.
Capítulo
XIII – O Brasil na crise da escravidão.
Capítulo
XIV – O Brasil do Império à República.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
4° Período – A
EXPANSÃO DO MUNDO BURGUÊS
|
|||||
•Debater,
tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em
face de argumentos mais consistentes.
•Articular
conhecimentos filosóficos, sociológicos, históricos e diferentes conteúdos e
modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras
produções culturais.
•Contextualizar
conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em
outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e
cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica
|
Capítulo
XV – O imperialismo ataca o mundo.
Capítulo
XVI – Modernização e novas tecnologias.
Capítulo
XVII – Entre o romantismo e a Belle
Époque.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
• Bibliografia: VAINFAS, Ronaldo;
FARIA, Sheila de Castro; FERREIRA, Jorge; SANTOS, Georgina dos. História – Volume 2 (Ensino Médio).
Editora Saraiva, Livreiros Editores, São Paulo, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário