GOVERNO
DO ESTADO DE SERGIPE
SECRETARIA
DO ESTADO DA EDUCAÇÃO
COLÉGIO
ESTADUAL PROFESSOR GOMES NETO
SANTANA
DO SÃO FRANCISCO – SERGIPE
Ano
letivo: 2013
Plano
Anual de Curso – História – 9° ANO
Professor:
Rodrigo André de Carvalho
1° Período – O
MUNDO EM ESTADO DE CHOQUE
|
|||||
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIAS
|
AVALIAÇÃO
|
||
•
Discutir sobre as razões que levam as nações a entrarem em guerra.
•
Refletir sobre as consequências da Primeira Guerra Mundial.
•Conhecer
as ideias principais da Revolução Russa.
•
Compreender e refletir sobre o impacto econômico ocasionado pela crise econômica
de 1929.
•
Estudar sobre os movimentos totalitários responsáveis pela deflagração da
Segunda Guerra Mundial.
|
Capítulo
I – A Primeira Guerra Mundial.
Capítulo
II – A Revolução Russa.
Capítulo
III – 1929: O capitalismo em crise.
Capítulo
IV – A ameaça totalitária.
Capítulo
VIII – A Segunda Guerra Mundial.
Capítulo
IX – A Guerra Fria.
Capítulo
X – A descolonização da Ásia e da África
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leituras
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
2° Período –
DA REPÚBLICA VELHA AO FIM DA ERA VARGAS
|
|||||
•
Refletir sobre início da República brasileira e sua efetividade.
•
Reconhecer a influência da Semana de Arte Moderna no quadro político-social
brasileiro da década de 1930.
•Discutir
sobre o extenso governo de Getúlio Vargas.
•Compreender
as razões que contribuíram para o fim da Era Vargas.
|
Capítulo
V – Brasil as oligarquias no poder.
Capítulo
VI – O tenentismo e a revolução de 1930.
.
Capítulo
VII – Quinze anos no poder.
Capítulo
XII – Vargas: do afastamento ao retorno.
Capítulo
XIII - De Juscelino a Jango
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
3° Período – DO
FIM DA GUERRA FRIA AO CAPITALISMO GLOBALIZADO
|
|||||
•
Discutir sobre os princípios do socialismo.
•
Compreender o contexto gerador da “Guerra Fria” e suas consequências
mundiais.
•
Analisar o processo de “descolonização” da Ásia e da África.
•
Refletir sobre os efeitos do capitalismo globalizado na atualidade.
|
Capítulo
XI – O socialismo no Mundo.
Capítulo
XV – A desintegração do bloco soviético.
Capítulo
XVI – A Europa contemporânea.
Capítulo
XVII – A última superpotência.
Capítulo
XVIII – A força da Ásia.
Capítulo
XIX – Oriente Médio.
Capítulo
XX – África: pobre ou empobrecida?
Capítulo
XXI – A globalização.
Capítulo
XXII – A arte no século XX
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
4° Período – BRASIL:
DA DITADURA Á CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA
|
|||||
•
Entender como se desenvolve o sistema ditatorial.
•Refletir
sobre a liberdade de direitos em oposição à censura.
•Compreender
e refletir sobre o real sentido da democracia.
|
Capítulo
XIV – O Brasil em tempos de ditadura.
Capítulo
XXIII – O Brasil de volta à democracia.
Capítulo
XXIV – A democracia consolidada.
Capítulo
XXV – Movimentos sociais no Brasil.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
• Bibliografia: PILETTI, Nelson;
PILETTI, Claudino; TREMONTE,
Thiago: História e Vida integrada, 4. ed. São Paulo:
Ática, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário