sábado, 4 de maio de 2013


GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE

SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR GOMES NETO

SANTANA DO SÃO FRANCISCO – SERGIPE

Ano letivo: 2013

Plano Anual de Curso – História – 9° ANO

Professor: Rodrigo André de Carvalho

1° Período – O MUNDO EM ESTADO DE CHOQUE
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIAS
AVALIAÇÃO
• Discutir sobre as razões que levam as nações a entrarem em guerra.
 
• Refletir sobre as consequências da Primeira Guerra Mundial.
 
•Conhecer as ideias principais da Revolução Russa.
 
• Compreender e refletir sobre o impacto econômico ocasionado pela crise econômica de 1929.
 
• Estudar sobre os movimentos totalitários responsáveis pela deflagração da Segunda Guerra Mundial.
 
 
 
 
Capítulo I – A Primeira Guerra Mundial.
 
Capítulo II – A Revolução Russa.
 
Capítulo III – 1929: O capitalismo em crise.
 
Capítulo IV – A ameaça totalitária.
 
Capítulo VIII – A Segunda Guerra Mundial.
 
Capítulo IX – A Guerra Fria.
 
Capítulo X – A descolonização da Ásia e da África
 
 
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leituras de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
2° Período – DA REPÚBLICA VELHA AO FIM DA ERA VARGAS
• Refletir sobre início da República brasileira e sua efetividade.
 
• Reconhecer a influência da Semana de Arte Moderna no quadro político-social brasileiro da década de 1930.
 
•Discutir sobre o extenso governo de Getúlio Vargas.
 
•Compreender as razões que contribuíram para o fim da Era Vargas.
 
Capítulo V – Brasil as oligarquias no poder.
 
Capítulo VI – O tenentismo e a revolução de 1930.
.
Capítulo VII – Quinze anos no poder.
 
Capítulo XII – Vargas: do afastamento ao retorno.
 
Capítulo XIII - De Juscelino a Jango
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
3° Período – DO FIM DA GUERRA FRIA AO CAPITALISMO GLOBALIZADO
• Discutir sobre os princípios do socialismo.
 
• Compreender o contexto gerador da “Guerra Fria” e suas consequências mundiais.
 
• Analisar o processo de “descolonização” da Ásia e da África.
 
• Refletir sobre os efeitos do capitalismo globalizado na atualidade.
 
 
 
 
 
 
Capítulo XI – O socialismo no Mundo.
 
Capítulo XV – A desintegração do bloco soviético.
 
Capítulo XVI – A Europa contemporânea.
 
Capítulo XVII – A última superpotência.
 
Capítulo XVIII – A força da Ásia.
 
Capítulo XIX – Oriente Médio.
 
Capítulo XX – África: pobre ou empobrecida?
 
Capítulo XXI – A globalização.
 
Capítulo XXII – A arte no século XX
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
4° Período – BRASIL: DA DITADURA Á CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA
• Entender como se desenvolve o sistema ditatorial.
 
•Refletir sobre a liberdade de direitos em oposição à censura.
 
•Compreender e refletir sobre o real sentido da democracia.
 
Capítulo XIV – O Brasil em tempos de ditadura.
 
Capítulo XXIII – O Brasil de volta à democracia.
 
Capítulo XXIV – A democracia consolidada.
 
Capítulo XXV – Movimentos sociais no Brasil.
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.

 

Bibliografia: PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino; TREMONTE,

Thiago: História e Vida integrada, 4. ed. São Paulo: Ática, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário