quinta-feira, 23 de maio de 2013


1° ANO Cap. IV O mundo grego (p.51-p.69)

 

1.      (3) A pólis e a escravidão antiga (p. 57-p.58)

·         Por volta de 700 a.C., surgiram as cidades-Estado ou pólis, característica de maior destaque da sociedade grega antiga.

·         A pólis pode ser definida como uma comunidade política independente. Embora cada pólis tenha se desenvolvido à sua maneira, havia duas características comuns a todas elas: a ágora e a acrópole:

·         A ágora ou praça central era o espaço onde se reuniam os cidadãos para discutir a vida política e decidir sobre as ações a serem tomadas.

·         A acrópole ou cidade alta era o conjunto arquitetônico situado no alto de uma colina. Nela eram construídos os templos e os prédios mais nobres.

·         Apenas os homens livres participavam da vida política da pólis e tinham cidadania. Estavam excluídos os escravos, os estrangeiros, e as mulheres, estes grupos não eram considerados cidadãos.

 

2.      (7) O mundo helenístico (p.65-p.66)

·         O rei macedônico Filipe II no séc. IV a.C. conquistou a Grécia. Seu filho Alexandre (Alexandre o Grande) transformou-se no maior general da Antiguidade. Além de consolidar a conquista na Grécia, Alexandre estendeu os domínios macedônicos conquistando a Pérsia, o Egito, a Fenícia e chegou às margens do oceano Índico. O que fez do Império Macedônico o maior até então.

·         O caráter heterogêneo da população dos reinos conquistados fez-se com que se mesclassem diferentes culturas. Assim sendo o helenismo pode ser definido como uma síntese entre a cultura grega clássica e as tradições orientais de persas, egípcios e mesopotâmicos.

 

Para lembrar:

·         Principais cidades gregas: Atenas, Esparta, Tebas, Corinto.

·         Gregos: nome que os romanos deram para os habitantes da antiga civilização grega.

·         Helenos: nome que os “gregos” se autodenominavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário