GOVERNO
DO ESTADO DE SERGIPE
SECRETARIA
DO ESTADO DA EDUCAÇÃO
COLÉGIO
ESTADUAL PROFESSOR GOMES NETO
SANTANA
DO SÃO FRANCISCO – SERGIPE
Ano
letivo: 2013
Plano
Anual de Curso – História – 7° ANO 
Professor:
Rodrigo André de Carvalho
| 
   
1° Período – A
  CONSTRUÇÃO DO MUNDO FEUDAL NO CONTINENTE EUROPEU 
 | 
 |||||
| 
   
OBJETIVOS 
 | 
  
   
CONTEÚDOS 
 | 
  
   
METODOLOGIAS 
 | 
  
   
AVALIAÇÃO 
 | 
 ||
| 
   
•
  Compreender a organização e o desenvolvimento do sistema feudal. 
•
  Refletir sobre as relações entre a igreja católica e os reis europeus. 
•
  Identificar as produções e invenções culturais na Idade Média. 
 | 
  
   
Capítulo
  I – O feudalismo no continente europeu. 
Capítulo
  II – O Império Carolíngio 
Capítulo
  III – O mundo feudal e a igreja católica. 
Capítulo
  IV – A produção da cultura no mundo feudal. 
Capítulo
  V – As cruzadas. 
 | 
  
   
Aulas
  expositivas dialogadas. 
Leituras
  de textos. 
Exposição
  de cartazes. 
Exibição
  de vídeos, slides e similares. 
 | 
  
   
A
  avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
  pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
  exercícios, trabalhos e avaliação individual por período. 
 | 
 ||
| 
   
2° Período – A
  CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MUNDO 
 | 
 |||||
| 
   
•
  Conhecer as transformações ocorridas na Europa entre os séculos XI e XVI. 
•Explorar
  as diversas e complexas sociedades do continente africano. 
•Refletir
  sobre os processo de centralização das monarquias europeias. 
Compreender
  as razões e os fatos históricos que possibilitaram e conduziram a expansão
  marítima europeia. 
 | 
  
   
Capítulo
  VI –  O fortalecimento do comércio e
  das cidades. 
Capítulo
  VII – A centralização do poder nas monarquias europeias. 
Capítulo
  VIII – O Renascimento. 
Capítulo
  IX – As novas igrejas cristãs: A reforma protestante e a contrarreforma. 
Capítulo
  X – A expansão marítima europeia. 
Capítulo
  XI – O absolutismo e o mercantilismo. 
Capítulo
  XII – Sociedades da África. 
 | 
  
   
Aulas
  expositivas dialogadas. 
Leitura
  de textos. 
Exposição
  de cartazes. 
Exibição
  de vídeos, slides e similares. 
 | 
  
   
A
  avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade,
  frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos
  e avaliação individual por período. 
 | 
 ||
| 
   
3° Período – O
  QUE OS EUROPEUS ENCONTRARAM NA AMÉRICA 
 | 
 |||||
| 
   
•Estudar
  e refletir sobre as principais características dos povos que habitavam o
  continente americano antes da chegada dos europeus. 
•Compreender
  como se deu o encontro das culturas tão diferentes: a europeia e a ameríndia. 
•
  Refletir sobre as transformações ocorridas nas sociedades ameríndias com a
  chegada dos europeus. 
 | 
  
   
Capítulo
  XIII – Europa e América: os primeiros contatos. 
Capítulo
  XIV – Os povos indígenas do Brasil. 
Capítulo
  XV – A chegada dos portugueses ao continente americano. 
Capítulo
  XVI – A exploração do pau-brasil. 
 | 
  
   
Aulas
  expositivas dialogadas. 
Leitura
  de textos. 
Exposição
  de cartazes. 
Exibição
  de vídeos, slides e similares. 
 | 
  
   
A
  avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
  pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
  exercícios, trabalhos e avaliação individual por período. 
 | 
 ||
| 
   
4° Período – O
  EMPREENDORISMO COLONIAL PORTUGUES NA AMÉRICA 
 | 
 |||||
| 
   
•
  Examinar as principais características da administração colonial na América
  portuguesa. 
•Conhecer
  e refletir sobre os aspectos de trabalho, de produção de cultura e da relação
  entre indígenas, europeus e africanos. 
•
  Compreender a relação do Brasil de hoje com o Brasil-colônia, 
 | 
  
   
Capítulo
  XVII – A administração da América portuguesa. 
Capítulo
  XVIII – A riqueza e a miséria do açúcar. 
Capítulo
  XIX – A escravidão. 
Capítulo
  XX – A sociedade açucareira. 
 | 
  
   
Aulas
  expositivas dialogadas. 
Leitura
  de textos. 
Exposição
  de cartazes. 
Exibição
  de vídeos, slides e similares. 
 | 
  
   
A
  avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
  pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
  exercícios, trabalhos e avaliação individual por período. 
 | 
 ||
• Bibliografia: PILETTI, Nelson;
PILETTI, Claudino; TREMONTE, 
Thiago: História e Vida integrada, 4. ed. São Paulo:
Ática, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário