sexta-feira, 3 de maio de 2013


GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE

SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR GOMES NETO

SANTANA DO SÃO FRANCISCO – SERGIPE

Ano letivo: 2013

Plano Anual de Curso – História – 7° ANO

Professor: Rodrigo André de Carvalho

1° Período – A CONSTRUÇÃO DO MUNDO FEUDAL NO CONTINENTE EUROPEU
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIAS
AVALIAÇÃO
• Compreender a organização e o desenvolvimento do sistema feudal.
 
• Refletir sobre as relações entre a igreja católica e os reis europeus.
 
• Identificar as produções e invenções culturais na Idade Média.
 
 
Capítulo I – O feudalismo no continente europeu.
 
Capítulo II – O Império Carolíngio
 
Capítulo III – O mundo feudal e a igreja católica.
 
Capítulo IV – A produção da cultura no mundo feudal.
 
Capítulo V – As cruzadas.
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leituras de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
2° Período – A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MUNDO
• Conhecer as transformações ocorridas na Europa entre os séculos XI e XVI.
 
•Explorar as diversas e complexas sociedades do continente africano.
 
•Refletir sobre os processo de centralização das monarquias europeias.
 
Compreender as razões e os fatos históricos que possibilitaram e conduziram a expansão marítima europeia.
 
Capítulo VI –  O fortalecimento do comércio e das cidades.
 
Capítulo VII – A centralização do poder nas monarquias europeias.
 
Capítulo VIII – O Renascimento.
 
Capítulo IX – As novas igrejas cristãs: A reforma protestante e a contrarreforma.
 
Capítulo X – A expansão marítima europeia.
 
Capítulo XI – O absolutismo e o mercantilismo.
 
Capítulo XII – Sociedades da África.
 
 
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
3° Período – O QUE OS EUROPEUS ENCONTRARAM NA AMÉRICA
•Estudar e refletir sobre as principais características dos povos que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus.
 
•Compreender como se deu o encontro das culturas tão diferentes: a europeia e a ameríndia.
 
• Refletir sobre as transformações ocorridas nas sociedades ameríndias com a chegada dos europeus.
 
 
 
Capítulo XIII – Europa e América: os primeiros contatos.
 
Capítulo XIV – Os povos indígenas do Brasil.
 
Capítulo XV – A chegada dos portugueses ao continente americano.
 
Capítulo XVI – A exploração do pau-brasil.
 
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
4° Período – O EMPREENDORISMO COLONIAL PORTUGUES NA AMÉRICA
• Examinar as principais características da administração colonial na América portuguesa.
 
•Conhecer e refletir sobre os aspectos de trabalho, de produção de cultura e da relação entre indígenas, europeus e africanos.
 
• Compreender a relação do Brasil de hoje com o Brasil-colônia,
 
Capítulo XVII – A administração da América portuguesa.
 
Capítulo XVIII – A riqueza e a miséria do açúcar.
 
Capítulo XIX – A escravidão.
 
Capítulo XX – A sociedade açucareira.
 
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.

 

Bibliografia: PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino; TREMONTE,

Thiago: História e Vida integrada, 4. ed. São Paulo: Ática, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário