GOVERNO
DO ESTADO DE SERGIPE
SECRETARIA
DO ESTADO DA EDUCAÇÃO
COLÉGIO
ESTADUAL PROFESSOR GOMES NETO
SANTANA
DO SÃO FRANCISCO – SERGIPE
Ano
letivo: 2013
Plano
Anual de Curso – História – 7° ANO
Professor:
Rodrigo André de Carvalho
1° Período – A
CONSTRUÇÃO DO MUNDO FEUDAL NO CONTINENTE EUROPEU
|
|||||
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIAS
|
AVALIAÇÃO
|
||
•
Compreender a organização e o desenvolvimento do sistema feudal.
•
Refletir sobre as relações entre a igreja católica e os reis europeus.
•
Identificar as produções e invenções culturais na Idade Média.
|
Capítulo
I – O feudalismo no continente europeu.
Capítulo
II – O Império Carolíngio
Capítulo
III – O mundo feudal e a igreja católica.
Capítulo
IV – A produção da cultura no mundo feudal.
Capítulo
V – As cruzadas.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leituras
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
2° Período – A
CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MUNDO
|
|||||
•
Conhecer as transformações ocorridas na Europa entre os séculos XI e XVI.
•Explorar
as diversas e complexas sociedades do continente africano.
•Refletir
sobre os processo de centralização das monarquias europeias.
Compreender
as razões e os fatos históricos que possibilitaram e conduziram a expansão
marítima europeia.
|
Capítulo
VI – O fortalecimento do comércio e
das cidades.
Capítulo
VII – A centralização do poder nas monarquias europeias.
Capítulo
VIII – O Renascimento.
Capítulo
IX – As novas igrejas cristãs: A reforma protestante e a contrarreforma.
Capítulo
X – A expansão marítima europeia.
Capítulo
XI – O absolutismo e o mercantilismo.
Capítulo
XII – Sociedades da África.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade,
frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos
e avaliação individual por período.
|
||
3° Período – O
QUE OS EUROPEUS ENCONTRARAM NA AMÉRICA
|
|||||
•Estudar
e refletir sobre as principais características dos povos que habitavam o
continente americano antes da chegada dos europeus.
•Compreender
como se deu o encontro das culturas tão diferentes: a europeia e a ameríndia.
•
Refletir sobre as transformações ocorridas nas sociedades ameríndias com a
chegada dos europeus.
|
Capítulo
XIII – Europa e América: os primeiros contatos.
Capítulo
XIV – Os povos indígenas do Brasil.
Capítulo
XV – A chegada dos portugueses ao continente americano.
Capítulo
XVI – A exploração do pau-brasil.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
4° Período – O
EMPREENDORISMO COLONIAL PORTUGUES NA AMÉRICA
|
|||||
•
Examinar as principais características da administração colonial na América
portuguesa.
•Conhecer
e refletir sobre os aspectos de trabalho, de produção de cultura e da relação
entre indígenas, europeus e africanos.
•
Compreender a relação do Brasil de hoje com o Brasil-colônia,
|
Capítulo
XVII – A administração da América portuguesa.
Capítulo
XVIII – A riqueza e a miséria do açúcar.
Capítulo
XIX – A escravidão.
Capítulo
XX – A sociedade açucareira.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
• Bibliografia: PILETTI, Nelson;
PILETTI, Claudino; TREMONTE,
Thiago: História e Vida integrada, 4. ed. São Paulo:
Ática, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário