GOVERNO
DO ESTADO DE SERGIPE
SECRETARIA
DO ESTADO DA EDUCAÇÃO
COLÉGIO
ESTADUAL PROFESSOR GOMES NETO
SANTANA
DO SÃO FRANCISCO – SERGIPE
Ano
letivo: 2013
Plano
Anual de Curso – História – 8° ANO
Professor:
Rodrigo André de Carvalho
1° Período – A
CONSOLIDAÇÃO DA PRESÊNÇA EUROPÉIA DA AMÉRICA
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OBJETIVOS
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CONTEÚDOS
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METODOLOGIAS
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AVALIAÇÃO
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•
Compreender o processo de colonização portuguesa na América.
•
Refletir sobre a expansão colonial no interior das terras americanas.
•
Estudar o papel da Igreja na América portuguesa.
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Capítulo
I – A Colônia em expansão.
Capítulo
II – O ouro das Gerais.
Capítulo
III – A consolidação do território colonial português
Capítulo
IV – A Igreja na América portuguesa.
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Aulas
expositivas dialogadas.
Leituras
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
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A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
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2° Período –
AS GRANDES MUDANÇAS
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•
Reconhecer o impacto ideológico do Iluminismo sobre o mundo ocidental.
•Refletir
sobre as mudanças no mundo do trabalho ocorridas com advento da Revolução
Industrial.
•Analisar
os ideais iluministas da Revolução Francesa.
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Capítulo
V – O Século das Luzes.
Capítulo
VI – A Revolução Industrial.
Capítulo
VII – América inglesa do cotidiano à conquista da liberdade.
Capítulo
VIII – A Revolução Francesa.
Capítulo
IX – O governo de Napoleão Bonaparte.
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Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
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A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
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3° Período – O
PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS DAS AMÉRICAS PORTUGUESA E ESPANHOLA
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•
Reconhecer os conflitos que lançaram as bases para o processo de
independência das colônias e suas consequências.
•Conhecer
os diferentes grupos sociais que tomaram parte do processo da independência
das colônias da América luso-hispânica.
•
Compreender os enlaces históricos da “Independência do Brasil”.
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Capítulo
X – Revoltas e conflitos na colônia portuguesa.
Capítulo
XI – Independência das colônias da América espanhola.
Capítulo
XII – O Brasil conquista sua soberania.
Capítulo
XIII – Primeiro Reinado: O governo de D. Pedro I.
Capítulo
XIV – O Império brasileiro em perigo: as regências.
Capítulo
XV – Dom Pedro II no poder: Transformações e conflitos
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Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
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A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
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4° Período – MUDANÇAS
NA EUROPA, EXPLORAÇÃO DA ÁSIA E ÁFRICA, E O ÍNICIO DA REPÚBLICA BRASILEIRA.
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•
Refletir sobre a dinâmica do neocolonialismo.
•
Conhecer e discutir o Primeiro Reinado, o período das regências e o Segundo
Reinado.
•Compreender
o contexto da elaboração da primeira Constituição brasileira.
•Analisar
e refletir sobre os interesses que cercavam o Período Regencial.
•
Discutir sobre o regime republicano brasileiro.
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Capítulo
XVI – O movimento social dos trabalhadores.
Capítulo
XVII – A unificação da Itália e da Alemanha.
Capítulo
XVIII – O Neocolonialismo.
Capítulo
XIX – Mudanças no Segundo Reinado brasileiro.
Capítulo
XX – A República brasileira.
Capítulo
XXI – Canudos e cangaço: guerra no sertão.
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Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
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A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
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• Bibliografia: PILETTI, Nelson;
PILETTI, Claudino; TREMONTE,
Thiago: História e Vida integrada, 4. ed. São Paulo:
Ática, 2009.
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