sábado, 4 de maio de 2013


GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE

SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR GOMES NETO

SANTANA DO SÃO FRANCISCO – SERGIPE

Ano letivo: 2013

Plano Anual de Curso – História – 8° ANO

Professor: Rodrigo André de Carvalho

1° Período – A CONSOLIDAÇÃO DA PRESÊNÇA EUROPÉIA DA AMÉRICA
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIAS
AVALIAÇÃO
• Compreender o processo de colonização portuguesa na América.
 
• Refletir sobre a expansão colonial no interior das terras americanas.
 
• Estudar o papel da Igreja na América portuguesa.
 
 
Capítulo I – A Colônia em expansão.
 
Capítulo II – O ouro das Gerais.
 
Capítulo III – A consolidação do território colonial português
 
Capítulo IV – A Igreja na América portuguesa.
 
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leituras de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
2° Período – AS GRANDES MUDANÇAS
• Reconhecer o impacto ideológico do Iluminismo sobre o mundo ocidental.
 
•Refletir sobre as mudanças no mundo do trabalho ocorridas com advento da Revolução Industrial.
 
•Analisar os ideais iluministas da Revolução Francesa.
Capítulo V – O Século das Luzes.
 
Capítulo VI – A Revolução Industrial.
 
Capítulo VII – América inglesa do cotidiano à conquista da liberdade.
 
Capítulo VIII – A Revolução Francesa.
 
Capítulo IX – O governo de Napoleão Bonaparte.
 
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
3° Período – O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS DAS AMÉRICAS PORTUGUESA E ESPANHOLA
• Reconhecer os conflitos que lançaram as bases para o processo de independência das colônias e suas consequências.
 
•Conhecer os diferentes grupos sociais que tomaram parte do processo da independência das colônias da América luso-hispânica.
 
• Compreender os enlaces históricos da “Independência do Brasil”.
 
 
 
 
 
 
Capítulo X – Revoltas e conflitos na colônia portuguesa.
 
Capítulo XI – Independência das colônias da América espanhola.
 
Capítulo XII – O Brasil conquista sua soberania.
 
Capítulo XIII – Primeiro Reinado: O governo de D. Pedro I.
 
Capítulo XIV – O Império brasileiro em perigo: as regências.
 
Capítulo XV – Dom Pedro II no poder: Transformações e conflitos
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
4° Período – MUDANÇAS NA EUROPA, EXPLORAÇÃO DA ÁSIA E ÁFRICA, E O ÍNICIO DA REPÚBLICA BRASILEIRA.
• Refletir sobre a dinâmica do neocolonialismo.
 
• Conhecer e discutir o Primeiro Reinado, o período das regências e o Segundo Reinado.
 
•Compreender o contexto da elaboração da primeira Constituição brasileira.
 
•Analisar e refletir sobre os interesses que cercavam o Período Regencial.
 
• Discutir sobre o regime republicano brasileiro.
Capítulo XVI – O movimento social dos trabalhadores.
 
Capítulo XVII – A unificação da Itália e da Alemanha.
 
Capítulo XVIII – O Neocolonialismo.
 
Capítulo XIX – Mudanças no Segundo Reinado brasileiro.
 
Capítulo XX – A República brasileira.
 
Capítulo XXI – Canudos e cangaço: guerra no sertão.
 
 
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.

 

Bibliografia: PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino; TREMONTE,

Thiago: História e Vida integrada, 4. ed. São Paulo: Ática, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário