GOVERNO
DO ESTADO DE SERGIPE
SECRETARIA
DO ESTADO DA EDUCAÇÃO
COLÉGIO
ESTADUAL PROFESSOR GOMES NETO
SANTANA
DO SÃO FRANCISCO – SERGIPE
Ano
letivo: 2013
Plano
Anual de Curso – História– 1° ANO Ensino Médio
Professor:
Rodrigo André de Carvalho
1° Período – DA
FORMAÇÃO DA HUAMANIDADE AO FIM DO MEDIEVO.
|
|||||
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIAS
|
AVALIAÇÃO
|
||
•Desenvolvimento
de competências ligadas à leitura, análise, contextualização e interpretação
das diversas fontes e testemunhos das épocas passadas e também do presente.
•Produzir
textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, a partir
das categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico.
.
|
Capítulo
I – Como a História começou.
Capítulo
II - A ocupação da América.
Capítulo
III - Oriente Próximo: Sociedade, reinos e impérios.
Capítulo
IV - O mundo grego.
Capítulo
V – O mundo romano.
Capítulo
VI - A formação do mundo medieval
Capítulo
VII - Nascimento e expansão do Islã
Capítulo
VIII - O apogeu do feudalismo
Capítulo
IX - A espiritualidade medieval
Capítulo
X - Outono medieval
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
.
|
||
2° Período – O
NASCIMENTO DO MUNDO MODERNO
|
|||||
•Construir
a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do
reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente
como sujeito e como produto dos mesmos.
•Situar
os momentos históricos nos diversos ritmos da duração e nas relações de
sucessão e/ou de simultaneidade.
•Produzir
novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das
observações e reflexões realizadas.
|
Capítulo
XI - O encontro dos mundos
Capítulo
XII - As várias Áfricas.
Capítulo
XIII – Américas. Conquistadas.
Capítulo
XIV –
Faces
do Renascimento.
Capítulo
XV - Tempo das Reformas.
Capítulo
XVI - O absolutismo em marcha.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
3° Período – SOCIEDADES
COLONIAIS NA ERA DO MERCANTILISMO
|
|||||
•Construir
instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a
“visão de mundo” e o “horizonte de expectativas”, nas relações interpessoais
com vários grupos sociais.
•Compreender
as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação
exigida, geradas por mudanças na ordem econômica.
|
Capítulo
XVII - Impérios e sociedades coloniais.
Capítulo
XVIII - A colonização na América portuguesa.
Capítulo
XIX - A América portuguesa em expansão.
Capítulo
XX - A África nos tempos do tráfico atlântico.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
4° Período – GUERRA
E PAZ NA ÉPOCA MODERNA
|
|||||
•Debater,
tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em
face de argumentos mais consistentes.
•Articular
conhecimentos filosóficos, sociológicos, históricos e diferentes conteúdos e
modos discursivos nas ciências naturais e humanas, nas artes e em outras
produções culturais.
•Contextualizar
conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica, quanto em
outros planos: o pessoal-biográfico; o entorno sócio-político, histórico e
cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológica
|
Capítulo
XXI - Tempo de guerras.
Capítulo
XXII - Tradição e mudança na vida cotidiana.
Capítulo
XXIII – Inglaterra revolucionária.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
• Bibliografia: VAINFAS, Ronaldo;
FARIA, Sheila de Castro; FERREIRA, Jorge; SANTOS, Georgina dos. História – Volume 1 (Ensino Médio).
Editora Saraiva, Livreiros Editores, São Paulo, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário