sábado, 18 de maio de 2013


7° ANO Cap. VIII O Renascimento (p.74-p.83)

1.      Do renascimento comercial ao renascimento artístico (p.75)

O período chamado pelos historiadores de Renascimento foi marcado por uma grande produção artística, iniciada ainda no final da Idade Média.

Assim, o termo Renascimento é utilizado para indicar uma forma de pensar e de representar o mundo (com mais intensidade entre os séculos XIV e XVI) que tinha como base a tradição e os valores gregos e romanos da Antiguidade.

O movimento renascentista teve inicio na península Itálica, depois se espalhou por quase toda a Europa ocidental, chegando aos demais territórios de Espanha, Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Holanda.

2.      Os valores do Renascimento (p.76)

Um dos valores para os renascentistas era a volta dos conhecimentos que os gregos e os romanos tinham um conhecimento da vida.

Outro valor era a importância da valorização do ser humano (humanismo). Segundo o pensamento renascentista, toda arte e toda a ciência devem ter o ser humano como núcleo de suas preocupações e explicações. Essa visão é chamada de antropocentrismo, em oposição ao teocentrismo dominante na Idade Média. No teocentrismo deus é a causa e o centro de todas as explicações e o tema principal da produção artística.

Contudo, a inspiração religiosa medieval não desapareceu durante o período do Renascimento. Os renascentistas não eram ateus e muitos temas bíblicos eram representados em esculturas, poesias e pinturas, de forma “humanizada”.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário