GOVERNO
DO ESTADO DE SERGIPE
SECRETARIA
DO ESTADO DA EDUCAÇÃO
COLÉGIO
ESTADUAL PROFESSOR GOMES NETO
SANTANA
DO SÃO FRANCISCO – SERGIPE
Ano
letivo: 2013
Plano
Anual de Curso – História – 6° ANO
Professor:
Rodrigo André de Carvalho
1° Período –
AS ORIGENS DA HUMANIDADE
|
|||||
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIAS
|
AVALIAÇÃO
|
||
•
Rever a trajetória construída pela humanidade até o momento, numa perspectiva
história.
•
Acompanhar o trabalho de historiadores e pesquisadores, que estudam os
vestígios do passado.
•
Reconhecer o significado e a importância dos inúmeros registros feitos nas
rochas por nossos ancestrais, há milhões de anos.
•
Identificar nuanças que caracterizam o povoamento da América.
•Compreender
a dinâmica do crescimento da população mundial e suas consequências.
|
Capítulo
I – Por que estudar História?
Capítulo
II – Há
milhões
de anos.
Capítulo
III – Construindo a
Humanidade.
Capítulo
IV – O povoamento da América.
Capítulo
V – Plantando comida, colhendo cidades.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leituras
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
2° Período –
POVOS ANTIGOS
|
|||||
•
Refletir sobre o surgimento e desenvolvimento de diversos povos da
antiguidade: mesopotâmicos, egípcios, persas, fenícios e hebreus.
•Compreender
e identificar elementos culturais orientais: a Índia e a China antigas.
•Apresentar
e discutir diferentes aspectos do continente africano.
|
Capítulo
VI – Os povos da Mesopotâmia
Capítulo
VII – O Egito antigo
Capítulo
VIII – A Sociedade egípcia
Capítulo
IX – Persas, fenícios e hebreus.
Capítulo
X – Sociedades do Oriente: A Índia e a China antigas
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade,
frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos
e avaliação individual por período.
|
||
3° Período –
GRECIA E ROMA ANTIGAS
|
|||||
•Reconhecer
o legado e a importância das sociedades antigas: Grécia e Roma.
•Associar
conhecimentos e práticas cotidianas à vivência das sociedades ocidentais
antigas.
|
Capítulo
XII – Os gregos.
Capítulo
XIII – A Grécia Clássica e Helenística.
Capítulo
XV – Os romanos.
Capítulo
XV – O Império Romano.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
4° Período –
AS SOCIEDADES SE DIVIDEM: AS POSSIBILIEDADES HISTÓRICAS
|
|||||
•
Identificar as mudanças que ocorreram no mundo nos séculos seguintes à
fragmentação do Império Romano.
•
Compreender a importância do Cristianismo e suas tradições para a sociedade
ocidental.
•
Reconhecer a relevância de outras religiões que contribuíram e contribuem
para a difusão da cultura e da ciência.
|
Capítulo
XVI – A formação do cristianismo.
Capítulo
XVII – Os reinos romano-germânicos.
Capítulo
XVIII – O Império Bizantino.
Capítulo
XIX – O Império Islâmico.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
• Bibliografia: PILETTI, Nelson;
PILETTI, Claudino; TREMONTE,
Thiago: História e Vida integrada, 4. ed. São Paulo:
Ática, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário