sexta-feira, 3 de maio de 2013


GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE

SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR GOMES NETO

SANTANA DO SÃO FRANCISCO – SERGIPE

Ano letivo: 2013

Plano Anual de Curso – História – 6° ANO

Professor: Rodrigo André de Carvalho

1° Período – AS ORIGENS DA HUMANIDADE
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIAS
AVALIAÇÃO
• Rever a trajetória construída pela humanidade até o momento, numa perspectiva história.
• Acompanhar o trabalho de historiadores e pesquisadores, que estudam os vestígios do passado.
• Reconhecer o significado e a importância dos inúmeros registros feitos nas rochas por nossos ancestrais, há milhões de anos.
• Identificar nuanças que caracterizam o povoamento da América.
•Compreender a dinâmica do crescimento da população mundial e suas consequências.
 
Capítulo I – Por que estudar História?
 
Capítulo II – Há
milhões de anos.
 
Capítulo III – Construindo a
Humanidade.
 
Capítulo IV – O povoamento da América.
 
Capítulo V – Plantando comida, colhendo cidades.
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leituras de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
2° Período – POVOS ANTIGOS
• Refletir sobre o surgimento e desenvolvimento de diversos povos da antiguidade: mesopotâmicos, egípcios, persas, fenícios e hebreus.
•Compreender e identificar elementos culturais orientais: a Índia e a China antigas.
•Apresentar e discutir diferentes aspectos do continente africano.
Capítulo VI – Os povos da Mesopotâmia
 
Capítulo VII – O Egito antigo
 
Capítulo VIII – A Sociedade egípcia
 
Capítulo IX – Persas, fenícios e hebreus.
 
Capítulo X – Sociedades do Oriente: A Índia e a China antigas
 
 
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
3° Período – GRECIA E ROMA ANTIGAS
•Reconhecer o legado e a importância das sociedades antigas: Grécia e Roma.
•Associar conhecimentos e práticas cotidianas à vivência das sociedades ocidentais antigas.
 
 
Capítulo XII – Os gregos.
 
Capítulo XIII – A Grécia Clássica e Helenística.
 
Capítulo XV – Os romanos.
 
Capítulo XV – O Império Romano.
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
4° Período – AS SOCIEDADES SE DIVIDEM: AS POSSIBILIEDADES HISTÓRICAS
• Identificar as mudanças que ocorreram no mundo nos séculos seguintes à fragmentação do Império Romano.
 
• Compreender a importância do Cristianismo e suas tradições para a sociedade ocidental.
 
• Reconhecer a relevância de outras religiões que contribuíram e contribuem para a difusão da cultura e da ciência.                                        
Capítulo XVI – A formação do cristianismo.
 
Capítulo XVII – Os reinos romano-germânicos.
 
Capítulo XVIII – O Império Bizantino.
 
Capítulo XIX – O Império Islâmico.
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.


Bibliografia: PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino; TREMONTE,

Thiago: História e Vida integrada, 4. ed. São Paulo: Ática, 2009.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário