sábado, 4 de maio de 2013


GOVERNO DO ESTADO DE SERGIPE

SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR GOMES NETO

SANTANA DO SÃO FRANCISCO – SERGIPE

Ano letivo: 2013

Plano Anual de Curso – Artes – 9° ANO

Professor: Rodrigo André de Carvalho

1° Período – ARTE CONTEMPORÂNEA INTERNACIONAL
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
METODOLOGIAS
AVALIAÇÃO
• Conhecer e discutir os vários significados do conceito “Arte”.
 
Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
 
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
1°) Conceito de “Arte” no transcorrer da história da humanidade.
 
2°) Final do Século XX e arte Contemporânea internacional.
 
 
 
 
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
 
.
2° Período – ARTE CONCEITUAL, VISUAL, MUSICAL E TEATRAL
• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
 
 
 
3°) Arte Conceitual.
Linguagem visual, musical e teatral.
 
4°) Arte no final do Século XX e início do Século XXI.
 
 
 
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
3° Período – ARTE CONTEMPORÂNEA NACIONAL
• Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.
5°) Arte Contemporânea Nacional.
 
 
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
4° Período – ARTE CONTEMPORÂNEA REGIONAL
•Promover, através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.
 
•Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.  
7°) Arte Contemporânea Regional.
Cultura e Arte de Sergipe.
Aulas expositivas dialogadas.
 
Leitura de textos.
 
Exposição de cartazes.
 
Exibição de vídeos, slides e similares.
A avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.

 

Bibliografia: Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/SE. Disponível em: < http://www.lefgb.fe.ufrj.br/wp-content/uploads/2013/02/Referencial-Curricular_SE.pdf>. Acesso 04/05/2013 às 13h00min.

Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário