GOVERNO
DO ESTADO DE SERGIPE
SECRETARIA
DO ESTADO DA EDUCAÇÃO
COLÉGIO
ESTADUAL PROFESSOR GOMES NETO
SANTANA
DO SÃO FRANCISCO – SERGIPE
Ano
letivo: 2013
Plano
Anual de Curso – Artes – 9° ANO
Professor:
Rodrigo André de Carvalho
1° Período –
ARTE CONTEMPORÂNEA INTERNACIONAL
|
|||||
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIAS
|
AVALIAÇÃO
|
||
•
Conhecer e discutir os vários significados do conceito “Arte”.
• Conhecer, refletir e analisar
cada linguagem artística no seu contexto histórico e sociocultural.
•
Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal
ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação,
a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
|
1°)
Conceito de “Arte” no transcorrer da história da humanidade.
2°)
Final do Século XX e arte Contemporânea internacional.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
.
|
||
2° Período – ARTE
CONCEITUAL, VISUAL, MUSICAL E TEATRAL
|
|||||
•
Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da
produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
|
3°)
Arte Conceitual.
Linguagem
visual, musical e teatral.
4°)
Arte no final do Século XX e início do Século XXI.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
3° Período – ARTE
CONTEMPORÂNEA NACIONAL
|
|||||
•
Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas,
conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno,
assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a
existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes
grupos culturais.
|
5°)
Arte Contemporânea Nacional.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
4° Período – ARTE
CONTEMPORÂNEA REGIONAL
|
|||||
•Promover,
através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e
conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.
•Valorizar
a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.
|
7°)
Arte Contemporânea Regional.
Cultura
e Arte de Sergipe.
|
Aulas
expositivas dialogadas.
Leitura
de textos.
Exposição
de cartazes.
Exibição
de vídeos, slides e similares.
|
A
avaliação será contínua no decorrer do bimestre, levando em consideração a
pontualidade, frequência, participação em sala de aula, realização de
exercícios, trabalhos e avaliação individual por período.
|
||
• Bibliografia: Referencial
Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/SE. Disponível em:
< http://www.lefgb.fe.ufrj.br/wp-content/uploads/2013/02/Referencial-Curricular_SE.pdf>.
Acesso 04/05/2013 às 13h00min.
Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário