quarta-feira, 26 de junho de 2013


8° ANO Cap. IX “O governo de Napoleão Bonaparte”(p.95-p.106)

1.      O golpe de 18 Brumário e o Consulado (p.96-p.97)

·         O golpe ocorreu em 10 de novembro de 1799 e ficou conhecido como 18 Brumário (data do calendário da revolução). E contou com o apoio de boa parte da alta burguesia, que via Napoleão o líder capaz de concretizar seus projetos.

·         Entre as medidas tomadas por Napoleão, destacou-se a elaboração do Código Civil Napoleônico, inspirado nas leis romanas. A principal finalidade do Código era assegurar diversas conquistas da burguesia com a Revolução Francesa, como a liberdade individual e econômica e a igualdade dos indivíduos perante a lei. O Código previa ainda a proibição da organização dos trabalhadores em sindicatos e as greves.

2.      O Império (p.97)

·         Depois de implantar o consulado – uma espécie de ditadura, que durou de 1799ª 1804 -, Napoleão estabeleceu o Império.

·         Durante o Império, uma das principais intenções de Napoleão foi de derrotar a Inglaterra, sua principal inimiga. Foi com esta intenção que em 1806, Napoleão decretou o Bloqueio Continental ao governo da Inglaterra, proibindo todos os países europeus de comercializar com os ingleses. Os países que não aderissem ao bloqueio estavam ameaçados de ser invadidos por tropas de Napoleão.

3.      O governo de Portugal Contraria Napoleão (p.100)

·         Nessa época, Portugal era governado pelo príncipe regente dom João. Com o decreto do Bloqueio Continental imposto por Napoleão, dom João levou sua família e os principais funcionários do reino com a ajuda dos ingleses para o Brasil.

·         No fim de 1807, cerca de 15 mil pessoas embarcaram em catorze navios rumo à América, com a suas riquezas, documentos, bibliotecas, coleções de arte e tudo que podiam transportar.

·         O fato de a família real de Portugal transferir-se para o Brasil acabou favorecendo a Inglaterra e estimulando a independência da colônia portuguesa na América.

4.      Última batalha (p.100)

·         A Rússia, enfrentando série crise econômica, recusou-se a continuar o Bloqueio Continental contra a Inglaterra. Como represália, em 1812 Napoleão declarou guerra à Rússia. Essa campanha com 600 mil soldados franceses marcou o início da derrocada do Império Napoleônico. Vencidos pela fome, pelo frio e pelo exercito russo, pouco soldados conseguiram voltar à França.

·         A última batalha de Napoleão foi travada em Waterloo, região da atual Bélgica, contra um exercito formado pelos governos da Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia. Derrotado, Napoleão foi preso e enviado a Santa Helena, ilha do oceano Atlântico, onde morreu em 1821.

Nenhum comentário:

Postar um comentário