domingo, 28 de abril de 2013


9° ANO  (8° Série)  Cap. II  A Revolução Russa (p.21-p.32)

1.      Antes da Revolução (p.22-p.24)

A Rússia no início do séc. XX era predominantemente agrícola, com um governo sustentado pelos grandes latifundiários. A maior parte da população vivia em extrema pobreza. Eram poucas as indústrias nas grandes cidades, e estas indústrias não melhoravam a vida dos operários. Nesta época ideias socialistas e anarquistas começaram então a se difundir entre os trabalhadores.

2.      A Revolução de Fevereiro (p.24)

Quando a Rússia entrou na 1° Guerra Mundial, o sofrimento da população aumentou mais ainda, a escassez de alimentos provocou um série de greves. Uma multidão saiu às ruas e o czar abdicou do trono. Um governo provisório foi formado, sendo tal governo dominado pelos burgueses. Este governo decidiu continuar na Guerra, mas os trabalhadores não queriam mais continuar na Guerra.

3.      Todo o poder aos sovietes! (p.24-p.25)

Em 1917, Vladimir Lenin, volta do exílo e proclama: Todo o Poder aos Sovietes! Esta declaração significava que os conselhos de operários, camponeses e marinheiros deveriam derrubar o governo e assumir o poder na Rússia.

4.      A Revolução de Outubro (p.26-p.27)

Em outubro de 1917 Leon Trotski, presidente do soviete de Petrogrado forma a Guarda Vermelha (milícia operária), assumi pontos estratégicos e toma o palácio do governo. Kerenski (o chefe do governo provisório burguês) é abandoando por suas tropas e foge. Após a tomada de Petrogrado, todos os sovietes da Rússia se reúnem em um Congresso, e confiam o poder a Lenin.

4.1  As primeiras medidas de Lenin foram:

a)      Confisco das grandes propriedades rurais;

b)      Controle das fabricas pelos trabalhadores;

c)      Nacionalização dos bancos e investimentos estrangeiros.

5.      Trotski e o Exército Vermelho (p.27)

Com a chegada dos sovietes ao poder, os grandes proprietários, os grandes banqueiros e os grandes empresários organizaram um exército (o Exército Branco) para enfrentar a Revolução.

Os revolucionários organizaram também um exército (o Exército Vermelho)

Que foi confiado a Trotski. Teve inicio a guerra civil, que foi de 1918 até 1921. Após três anos de guerra, o Exército Vermelho havia vencido. A Revolução aparentemente tinha triunfado

6.      A União Soviética (p.29-p.30)

Durante a guerra civil várias regiões se separaram da Rússia. Após o término da guerra civil, estas regiões foram novamente anexadas e formaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Lenin morre em 1924. Stalin (que defendia o socialismo em um só país) assume o poder e expulsa Trotski (que defendia a revolução permanente, ou seja, que devia ocorrer em todo o mundo, que a revolução não tinha condições de ocorrer em um só país).

No exílio Trotski é assassinado por agentes russos a mando de Stalin. Todos os dirigentes bolcheviques que lideraram a Revolução foram mortos a mando de Stalin

Nenhum comentário:

Postar um comentário