8°
ANO (7° Série) Cap. II O ouro das Gerais (p.22-p.34)
1.
Enfim,
ouro! (p.23)
1.1 Decadência
da produção do açúcar no Nordeste após a expulsão dos holandeses.
1.2 Descoberta
de ouro no final do século XVIII na região de M.G pelos bandeirantes paulistas.
2.
As
casas de fundição (p.24)
2.1 A
Coroa portuguesa cobra altos impostos sobre a extração do ouro.
2.2 A produção de ouro começa a diminuir a partir
do final do século XVIII.
2.3 O
governo português invade as casas e confisca os bens de quem não consegue pagar
os impostos, este procedimento foi chamado de a derrama.
3.
Grandes
e pequenos exploradores (p.24-p.25)
3.1 Os
pequenos garimpeiros eram homes livres que trabalhavam por conta própria.
3.2 Os
grandes mineradores eram homens ricos que possuíam muitos escravos que
trabalhavam em suas minas.
4.
A
sociedade mineira (p.26)
4.1 Havia
mais vilas e cidades do que na região produtora de açúcar (NE). Também aumentou
o número de profissões diferentes quando se compara com a região do NE. Mas a
relação social predominante continuou a ser igual a do NE, ou seja, senhores e
escravos.
5.
Riqueza e miséria (p.26-p.27)
5.1 Toda
a população das regiões das Minas se se preocupava em produzir ouro. Isto fez
com que faltassem alimentos e a fome era constante, tanto para os pobres e
escravos como também para os ricos. Os alimentos vinham de regiões como o NE, o
Sul. A falta de alimentos gerou a inflação.
6.
Consequência
da exploração do ouro (p.27-p.28)
6.1 O
centro econômico do Brasil sai do NE e se desloca para o Sudeste.
6.2 O
aumento da população da colônia.
6.3 O
surgimento de inúmeras cidades.
6.4 A
diversificação das profissões.
6.5 O
aumento do comércio entre as regiões.
7.
A
Inglaterra e o ouro brasileiro (p.28-p.29)
7.1 O
ouro do Brasil ia para Portugal, os portugueses compravam muitos produtos
manufaturados dos ingleses, Portugal pagava com o ouro do Brasil. Deste modo o
ouro do Brasil financiou a industrialização dos ingleses.
8.
A
vida cultural na região das minas (p.28)
8.1 Os
ricos mineradores mandavam seus filhos estudarem na Europa. Quando eles
voltavam, muitos vinham com as ideias iluministas e culturais então em moda na
Europa.
9.
Um
gênio chamado Aleijadinho (p.29-p.30)
9.1 O
maior artista desta época foi Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Viveu em
Vila Rica (MG). Foi o maior representante do estilo barroco no Brasil.
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