domingo, 28 de abril de 2013


3° ANO Cap. 3  “A Primeira Guerra Mundial e o declínio Europeu” (p.55-p.73)

1.      As interpretações da Grande Guerra (p.56-p.58)

1.1  No contexto que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, as ideologias nacionalistas apresentam três versões principais: (p.58 3°§)

a)      Os nacionalismos das potências capitalistas (o Imperialismo, assim chamado por Lênin) França, Alemanha, Inglaterra= procuravam a hegemonia política na Europa e a conquista ou defesa de impérios coloniais;

b)      Os nacionalismos dos impérios tradicionais, impérios Russo e o Turco Otomano= voltados para a expansão territorial;

c)      Os nacionalismos separatistas, como os das minorias do império Austro-Húngaro, cuja radicalização, no caso sérvio, foi o estopim da Grande Guerra.

 

2.      Diplomacia de Bismark e o colapso do equilíbrio europeu (p.59-p.61)

2.1  A Grande Guerra teve origem na tensa conjuntura política que marcou a Europa desde o final do século XIX. A disputa pela hegemonia política tornou-se questão central entre as potências do continente, agravada pelas ideologias nacionalistas e pelo militarismo. A Europa dividiu-se em dois blocos rivais, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente. (p.60, 4°§)

 

3.      (4) A guerra acabou, o mundo mudou (p.69-p.73)

4.1 O presidente americano Woodrou Wilson apresenta uma proposta baseada na justiça entre os povos, sem vencidos nem vencedores. Embora atendesse a diversos interesses, os governos da França e da Inglaterra, não a poiaram este plano. A proposta aceita foi o resultado do Tratado de Versalhes, conhecido pelos alemães como Ditado de Versalhes, por ser impositivo e humilhante. (p.69, 2°§ e 3°§).

4.2 Balanço final (p.71)

a) Os países europeus saíram arruinados, sobretudo a Alemanha. O grande vencedor foi os E.U.A, lucraram muito com o conflito; (p.71, 1°§ e 2°§)

b) Descrença nos ideais liberais e na democracia, e fortalecimento das ideologias autoritárias da direita e da esquerda. (p.71, 3°§)

 

4.      Brasil e a Grande Guerra (p.72-p.73)

4.1  Queda nas exportações do café, e diminuição da arrecadação do governo. (p.72, 3°§)

4.2  Dificuldades das importações levou o governo a incentivar as indústrias brasileiras. (p.72 3°§)

4.3  Brasil se manteve neutro por quase todo o período da guerra, só declarou guerra à Alemanha em 1917, enviando um pequeno contingente de 1502 homens., após ataques alemães à navios mercantes brasileiros. (p.72-p.73, 4°§.5°§ e 6°§)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário