domingo, 28 de abril de 2013


3° ANO Cap. 4 “Da Revolução Russa ao Stalinismo” (p.77-p.96)

1.      (4) A Nova Política Econômica (NEP) (p.89-p.91)

1.1  Em março de 1921, o governo adota a chamada NEP (Nova Política Econômica).  Idealizada por Lênin, tinha como objetivo estimular a agricultura, combater a fome. Com a NEP foram estabelecidas algumas regras do capitalismo, como a pequena propriedade privada e o retorno, limitado, à economia de mercado, para que o socialismo pudesse avançar no futuro. (p.89, 1°§)

1.2  O fim da era Lênin (p.90-p.91)

1.2.1        No auge da NEP (1924), Lênin falece. Desde os primeiros sinais de sua enfermidade, seus proáveis sucessores entraram em uma dura disputa para substitui-lo. Os dois principais foram: Joseph Stalin e Leon Trotsky. (p.90, 3°§)

1.2.2        Nesta disputa, com amplo apoio no partido, aos poucos Stalin conseguiu impor seu poder e derrotar todos os seus adversários, especialmente Trotsky. Stalin apoiava as propostas de construção do socialismo a longo prazo. (p.91, 2°§)

 

2.      (5) O modelo de socialismo soviético (p.92-p.94)

2.1  Em 1929, o governo de Stalin implantou o Primeiro Plano Quinquenal. No campo isso significava a coletivização. A coletivização do campo deu inicio à segunda etapa da “construção do socialismo”: a industrialização acelerada. (p.92, 1°§ e 3°§)

2.2  O modelo de industrialização soviético foi, sem dúvida, um sucesso e deu origem a um sistema industrial que produzia em grades quantidades. Porém, como a prioridade absoluta dos investimentos ocorreu na indústria pesada, não havia incentivo ao setor de bens de consumo, que foi relegado a segundo plano. (p.93, 5°§)

 

3.      (7) Stalin e o modelo de socialismo soviético (p.95-p.96)

3.1  A melhor explicação para o sucesso de Stalin e de seu modelo de socialismo soviético resida na conjugação de três fatores: (p.96, 2°§)

a)      O terror do Estado, que suprimiu as oposições;

b)      O desenvolvimento econômico, que fortaleceu a indústria soviética;

c)      A ascensão social de milhões de pessoas favorecidas pelas políticas estatais.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário