domingo, 15 de setembro de 2013


Professor Rodrigo André

¨7° ANO , 6° Série Questionário da 3° Unidade

 

1.      Porque no século XV as navegações eram consideradas uma aventura arriscada?

R. Porque as embarcações eram precárias, os mapas imprecisos, as viagens longas e pouco se conhecia sobre o oceano Atlântico.

 

2.      Explique os motivos que impulsionaram a Expansão Marítima Comercial.

R. A necessidade econômica impulsionou o desenvolvimento das grandes navegações. A dificuldade na rota para o Oriente, em razão da conquista de Constantinopla pelos turcos, e os altos preços cobrados pelos italianos sobre as especiarias. Fez com que os demais países portugueses buscassem novas rotas comerciais.

 

3.      Quais foram os primeiros países a se lançarem na Expansão Marítima?

R. Os primeiros foram Portugal, Espanha, seguidos por Inglaterra, França e Holanda.

 

4.      Que acontecimento desencadeou a Reforma Protestante?

R. A venda de indulgências (o pagamento de certa quantia para a Igreja, para obter o perdão dos pecados) fez com que o monge Martinho Lutero inicia-se o rompimento com a Igreja Católica.

 

5.      Quais fatores influenciaram o movimento reformista do século XVI?

R.                Os fatores foram: conflito de poder entre os reis e a Igreja; venda de cargos eclesiásticos, de relíquias religiosas falsas e de indulgências por parte dos integrantes do clero; despreparo do clero e descumprimento do voto de celibato.

 

6.      Quais os motivos das críticas feitas pela nobreza e pelas monarquias ao clero católico.
R. Eles criticavam o clero, porque eles possuiam muitas terras e cobravam altos impostos que iam para Roma, contrariando o interesse dos monarcas e da nobreza.

 

7.      Relacione o calvinismo com o ideal burguês.

R. Com base no calvinismo, criou-se um modelo ideal de homem, religioso e trabalhador, para quem o sucesso econômico e a conquista de riquezas eram um sinal de predestinação divina.

 

8.      Qual o papel da burguesia no movimento da Reforma Religiosa?

R. Para a ideologia católica da época, a única forma de riqueza era a terra. O dinheiro, o comércio e as atividades bancárias era tidos como pecados. A doutrina protestante, criada pela Reforma, pregaria exatamente o oposto. Por essa razão, grande parte da burguesia, ligadas as atividades lucrativas, aderiu ao movimento da Reforma Protestante.

 

9.      Qual a relação entre o Renascimento com a reforma protestante.

R. O desenvolvimento do espírito crítico e do racionalismo, desencadeado pelo movimento renascentista, gerou o questionamento das ações e dos ensinamentos da Igreja, o que levou à reforma protestante

 

10.  O Renascimento representa uma reação à Idade Média, que passou a ser considerada a Idade das Trevas, porque?

 

R. O Renascimento valorizava o conhecimento, a razão e a natureza, em oposição ao teocentrismo da Idade Média, que levou a Igreja a controlar o pensamento e a produção artística e cultural, condenando à morte aqueles que se opunham aos seus dogmas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário